segunda-feira, 17 de setembro de 2007

[P01] Economia da Cultura

A economia criativa envolve produtos ligados à cultura - como literatura, teatro, cinema, música, dança e televisão - e, de acordo com a ONU, é responsável por 7% do PIB mundial. Em países como a Grã-Bretanha, essa economia já ganhou até um ministério próprio e representa 8% das riquezas produzidas no país. No Brasil, porém, a economia criativa representa menos de 1% da riqueza nacional. Na Bahia, nacionalmente conhecida por sua forte cultura popular, apenas 0,7% da população, cerca de 41 mil pessoas, tem como principal atividade profissional a indústria criativa, revelou uma pesquisa recente realizada pela Desenbahia.

Autor: Secretaria da Cultura e Turismo da Bahia - 21.11.2006 - 10:04

Análise

A percepção de que a cultura é a mola propulsora do desenvolvimento sustentável, é um fator de vantagem competitiva de vários países. E nesse sentido o Brasil tem um enorme manancial de matérias primas, possuindo uma diversidade cultural muito grande.
Mas para que todo esse potencial se transforme em dados econômicos invejáveis, é preciso começar a trabalhar, agora!

Proposta

Reconhecer a cultura em sua forma mais ampla, multifacetada e insubstituível, bem como reconhecer suas interfaces com os outros setores, por exemplo o turismo, porque o setor de turismo que mais cresce é o do turismo cultural


Links Relacionados
http://www.flem.org.br/
http://www.sct.ba.gov.br/
http://www.culturaemercado.com.br/

Um comentário:

frederico canuto disse...

não entendi a proposta?!?!?