
Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, através da Secretaria de Estado da Cultura, promoverá na sede do Centro de Informações Turísticas de Jaguariúna (CIT), de 8 de setembro a 17 de novembro (aos sábados), a oficina ‘Histórias de Ferro: uma viagem através da memória da ferrovia paulista’. O evento tem como objetivo principal desenvolver a produção coletiva de um vídeo-documentário; oferecer subsídios práticos e teóricos para o desenvolvimento de todas as etapas da criação de um audiovisual; refletir sobre os impactos históricos advindos do desmanche do sistema ferroviário no Brasil; propiciar a vivência de uma viagem de trem; e introduzir a reflexão sobre o audiovisual na sociedade contemporânea.
Análise
Análise
Essa reportagem nos mostra uma iniciativa bem interessante e importante, que visa através de situações sociais coletivas implantar e assegurar alguns elementos identitários da cultura do nosso país. Visto que essas oficinas irão propiciar uma reflexão de um momento histórico do país, além da produção de um audiovisual que será mais um elemento que poderá ser um instrumento de pesquisa para a comunidade e turistas.
Proposta
Proposta
Desenvolver nas cidade de São João Del Rei em Minas Gerais, que também possui Maria Fumaça, eventos com realizações de oficinas educativas para a comunidade e turistas, que vise o resgate da memória e identidade destes, através de relexões sobre a história da Maria Fumaça nao só da cidade mas de uma forma geral, visto que retrata uma época muito importante do país, e que hoje é muito usada para passeios turísticos. Esses eventos irão propiciar o agregamento de valor a atividade turística da cidade, e do passeio de trem Maria - Fumaça.
Links Relacionados
Um comentário:
voce fala de uma identidade relacionada a maria fumaça e sua história. porém, não estaria ela hoje reconstruindo sua própria identidade, pois seu trajeto pode ser o mesmo mas o entorno não é diferente?!?!? não seria melhor aso invés de oficinas de resgate dessa memória do passado, uma em que quem participasse pudesse filmar sua própria história da maria fumaça...sua relação com o trem? não é isto que o documentário quer fazer?!?!?
Postar um comentário