Aproximar academia e governo, otimizando a produção de conhecimento na área de turismo e assim corresponder às demandas do mercado. Esse foi o objetivo do Encontro de Cooperação entre Ministério do Turismo e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, realizado hoje, em Brasília. A ministra Marta Suplicy abriu o evento com uma apresentação das principais metas do Plano Nacional de Turismo 2007-2010 – Uma viagem de inclusão.
“Nossa principal meta é o fortalecimento do mercado interno, incorporando as camadas menos economicamente favorecidas, assim como aposentados, trabalhadores e estudantes, garantindo assim a ocupação dos hotéis em todos os períodos do ano. Por isso, a qualificação é muito importante”, afirmou a ministra, para uma platéia composta por técnicos do MTur e docentes dos cursos de graduação e pós-graduação em Turismo.
A ministra citou como próximos desafios para o setor a oferta de produtos que atendam à sustentabilidade e o planejamento para eventos como a Copa do Mundo de 2014 e a captação das Olimpíadas de 2016. “O que podemos trazer para o Brasil é gigantesco. Segundo especialistas, um país pode dar um salto de 50 anos, em termos de promoção turística, depois de sediar um evento desse porte”, disse.
O encontro contou com a participação do diretor de Avaliação da Capes, Renato Janine Ribeiro, e das professoras Marília Ansarah, do Fórum de Cursos de Nível Superior em Turismo, e Mirian Rejowski, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR). Também participaram os diretores do MTur Tânia Brizolla (Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico), José Falcão (Planejamento e Avaliação) e Diogo Demarco (Qualificação, Certificação e Produção Associada).
Depois da apresentação da ministra, as duas professoras fizeram exposições sobre o panorama da produção e formação nos níveis de graduação e pós-graduação em turismo. Durante a tarde, foram criados grupos de trabalho que deverão apresentar sugestões para o incremento desses cursos, com a coordenação conjunta dos diretores do MTur e dos representantes dos docentes e do Capes.
20 de Novembro de 2007
Fonte:
http://www.turismo.gov.br/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário