quarta-feira, 21 de novembro de 2007

[P12] Governo de Minas oficializa mais um Circuito Turístico – o Pedras Preciosas

A Secretaria de Estado de Turismo, certifica mais um Circuito Turístico - O Pedras Preciosas - completando assim, 42 circuitos reconhecidos oficialmente pelo Governo de Minas. A iniciativa representa mais um passo para o fortalecimento e desenvolvimento da Política de Regionalização do Turismo em Minas. Fazem parte do Circuito Turístico os municípios de: Água Boa, Caraí, Carlos Chagas, Itambacuri, Nanuque, Poté, Teófilo Otoni, Padre Paraíso, Minas Novas.
A secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, preside a cerimônia de certificação, que será realizada no dia 19 de outubro, às 14 horas, no Auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas, no município de Teófilo Otoni – na Região do Mucuri, a 446 km de Belo Horizonte. O evento terá a presença de prefeitos, vereadores, representantes de órgãos municipais e empresários ligados ao segmento.
De acordo com a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, a valorização turística de todas as regiões direciona o planejamento estratégico da Setur. “Queremos comercializar o destino Minas Gerais e gerar o desenvolvimento social e econômico em todo o Estado; por isso, estamos trabalhando na motivação e articulação dos circuitos, a fim de formatarmos novos roteiros turísticos, com o cuidado da preservação dos valores históricos, culturais e ambientais”, afirma.
Os Circuitos Turísticos de Minas Gerais foram criados pelo Decreto Lei nº 43.321,de oito de maio de 2003, de acordo com o Programa de Regionalização do Ministério do Turismo. Caracterizados como instâncias de governança regional, os Circuitos Turísticos reúnem um conjunto de municípios de uma mesma região, com afinidades culturais, sociais e econômicas, unidos para organizar e desenvolver a atividade turística de forma sustentável. O trabalho dos Circuitos Turísticos se dá por meio da integração contínua dos municípios, consolidando uma identidade regional. Cada Circuito possui um presidente e um gestor, que representam todas as instituições e as cidades envolvidas.

O Circuito Pedras Preciosas

O Circuito das Pedras Preciosas é conhecido pela riqueza de suas gemas coradas, pequenas preciosidades que guardam belezas únicas e encantam visitantes de todos os lugares do mundo. O Circuito está centrado em uma das maiores províncias gemológica do planeta. Conhecido também pelo sabor de sua carne de sol, a qualidade da cachaça, a beleza do artesanato, a história da colonização do Vale do Mucurí, as flores e frutas, além das montanhas e cachoeiras, a região do “Pedras Preciosas” oferece condições ideais para prática do ecoturismo e do esporte de aventura. A região é banhada pelos rios Mucuri e Jequitinhonha. As cachoeiras são inúmeras. Também é entrecortada por vales, canyons e trilhas ideais para a prática do rapel, canyoning, cross, entre outros. Ao cair da tarde, pode se contemplar o pôr do sol, comungar com a natureza e se energizar. À noite é obrigatório um bate papo com os amigos saboreando a deliciosa carne de sol da terra.

17 de Outubro de 2007

Fonte: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais
http://www.turismo.mg.gov.br/noticias_pedras.php

Nenhum comentário: