quarta-feira, 21 de novembro de 2007

[P16] Fundação O Boticário de Proteção á Natureza

Desde sua criação, a Fundação O Boticário de Proteção à Natureza apoiou 1.100 projetos de conservação da natureza nas seguintes áreas: criação, implantação e manutenção de unidades de conservação; pesquisa e proteção de espécies e populações importantes ou sob risco, assim como de seus hábitats; estímulo à criação, implantação e manutenção de áreas verdes e arborização urbana; recuperação de ecossistemas alterados ou degradados; publicação de materiais e realização de eventos relacionados à conservação da natureza.
O volume de recursos destinado por este Programa para a conservação da natureza no Brasil é da ordem de US$ 7,5 milhões.
Objetivo do programa
O Programa de Incentivo à Conservação da Natureza tem por objetivo financiar projetos que contribuam efetivamente para a conservação da natureza no Brasil, através do apoio a ações de:
manejo de unidades de conservação (diagnóstico de áreas prioritárias para conservação; criação de unidades de conservação; educação, recreação e interpretação ambiental; restauração ambiental; fiscalização; entre outras);
conservação e manejo de espécies ameaçadas (segundo lista oficial do IBAMA e IUCN);
fiscalização e proteção ambiental (produção de subsídios para potencialização destas ações);
valorização e manejo de áreas verdes urbanas(campanhas educativas; reintrodução de espécies; entre outras);
controle de espécies exóticas invasoras (contaminação biológica);
restauração de ecossistemas (formação de corredores biológicos; conectividade de áreas protegidas);
desenvolvimento e implementação de políticas públicas e legislação ambiental;
pesquisa aplicada em ecologia e conservação da natureza (ecologia da paisagem; caracterização e dinâmica de ecossistemas; ecologia de populações e comunidades ameaçadas; entre outras).
DÁ-SE PRIORIDADE A AÇÕES CONCRETAS DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA IN SITU, DENTRO DOS NÚCLEOS BIORREGIONAIS.
Além de atenderem ao objetivo do Programa de Incentivo à Conservação da Natureza, os proponentes precisam:
. Respeitar o calendário específico;
. Preencher corretamente o formulário para inscrição;
. Encaminhar toda a documentação solicitada no momento de inscrição da proposta (ver formulário).
. Propostas que não atenderem a estes requisitos não serão avaliadas.
Apoio a projetos
Todos os biomas brasileiros já contaram, ou contam, com projetos apoiados pela Fundação O Boticário. Além disso, ambientes urbanos de diversas cidades brasileiras também foram estudados ou manejados por meio de projetos, ou serviram de sede para eventos de conservação da natureza. São 1.100 iniciativas de conservação da natureza apoiadas pela Fundação O Boticário, que o faz desde 1991, investindo mais de US$ 7,5 milhões no apoio a projetos de outras organizações.
O conhecimento e as práticas geradas pelos projetos aprovados têm sido bastante expressivos, e sem dúvida, contribuem sobremaneira para a proteção da diversidade biológica do país. A abrangência dos projetos varia. Eles contribuem, por exemplo, para maior conhecimento sobre espécies ameaçadas extinção, integração das ações de conservação com atividades produtivas, diagnóstico do impacto de visitantes em áreas protegidas, auxílio à fiscalização de unidades de conservação, implementação de Planos de Manejo e reintrodução de espécies na natureza. Dezenas de projetos de Ecologia Animal ou Vegetal aplicados à conservação da natureza também são exemplos de temas de projetos.
Outro resultado especialmente importante foi a descoberta de quatro novas espécies que levam o nome Boticário em reconhecimento ao apoio da organização: Megaelosia boticariana, uma nova espécie de anfíbio descoberta no Parque Florestal de Itapetinga, estado de São Paulo; Listrura boticario, um peixe descoberto no Rio da Figueira, região de Guaraqueçaba, litoral norte do estado do Paraná;Aphyolebiasboticarioi, um peixe descoberto no Acre, às margens do Rio Purus; e Passiflora boticarioana Cervi, nova espécie de maracujá descoberta em Minas Gerais.
A Fundação O Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos, cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza. Suas ações estão pautadas em ciência e na consciência de que esse é o caminho para a manutenção da vida na Terra.
O desafio da Fundação O Boticário é grande: proteger a natureza do Brasil, país que é considerado um dos maiores abrigos de vida do mundo, mas que enfrenta significativos desafios sócioeconômicos. O uso inadequado dos recursos naturais tem causado degradação, extinção de espécies e, conseqüentemente, diversos reflexos negativos ao equilíbrio natural.
Para alcançar sua missão de maneira mais efetiva, a Fundação O Boticário concentra suas atividades nas áreas protegidas do Brasil e nas atividades relacionadas à proteção de seu entorno. As áreas protegidas compreendem porções significativas de ambientes naturais, que abrigam ecossistemas únicos, espécies raras ou ameaçadas de extinção, asseguram a proteção de nascentes, mantêm belezas cênicas em seu estado original e, muitas vezes, também protegem importantes sítios do patrimônio arqueológico, cultural e histórico do país.
As ações da Fundação O Boticário são efetivas em áreas prioritárias para a conservação. A começar pela Floresta Atlântica, com a Reserva Natural Salto Morato, localizada em Guaraqueçaba (PR), considerada Patrimônio Natural da Humanidade em 1999, pela Unesco. Daí estendem-se para o entorno dessas áreas por meio do incentivo à conservação de terras privadas e do apoio a projetos de terceiros. E são complementadas de forma mais ampla, chegando ao centro urbano com a Estação Natureza, exposição interativa que sensibiliza para a conservação. Juntam-se à exposição, publicações, eventos e capacitação para fortalecer o setor conservacionista no Brasil.
A Fundação O Boticário pretende, com seu trabalho, implantar este ciclo em cada bioma brasileiro, salvando parte significativa do que temos de mais rico na natureza brasileira, ao mesmo tempo em que conscientiza a sociedade para a importância de preservar e celebrar a vida.
Não serão aceitas inscrições de propostas de pessoas físicas ou de organizações com fins lucrativos.

Fonte:
http://internet.boticario.com.br/portal/site/fundacao/

Nenhum comentário: