“Minas Gerais está preparada e de braços abertos para receber todo o fluxo turístico relacionado à realização da Copa 2014”, afirmou a secretária de Estado de Turismo, Érica Campos Drumond, após o anúncio, feito hoje (30/10), pelo Comitê Executivo da Fifa (Federação Internacional de Futebol), que confirmou o Brasil como sede da Copa do Mundo de Futebol 2014. De acordo com ela, Minas Gerais estará dotada de infra-estrutura de atendimento e com serviços turísticos de excelência para receber o público do evento.
Após o anúncio, 18 capitais brasileiras concorrem para receber os jogos. A Fifa recomenda que o Brasil escolha apenas dez cidades entre o grupo. A visibilidade que um evento como a Copa do Mundo de Futebol traz para o país é um enorme fator de desenvolvimento do turismo como atividade econômica. “Este evento dará grande visibilidade para o Brasil assim como para os estados escolhidos para sediar os jogos como importantes destinos turísticos internacionais”, complementa Érica Drumond.
De acordo com a secretária, para receber jogos da Copa do Mundo 2014, o Governo de Minas criou políticas públicas integradas com todas as Secretarias de Estado, formando uma rede de desenvolvimento que garanta, até 2014, a infra-estrutura necessária para atender este grande evento esportivo.
“Além da capacitação e qualificação turística, promoção e divulgação do destino Minas Gerais que a Setur trabalha, outras áreas do Governo do Estado estão sendo focadas, como a reestruturação do Mineirão e de outros equipamentos esportivos, o reforço e a modernização de atendimento de saúde e de segurança pública, a infra-estrutura e logística das cidades e também a criação de parcerias com o setor privado para os investimentos em hotelaria, equipamentos, etc”, reforça Drumond.
Rede Hoteleira
Atualmente, Minas Gerais conta com 813 hotéis, 32.675 unidades habitacionais e 72.796 leitos. O parque hoteleiro de Belo Horizonte é composto por 52 hotéis, padrão de 2 a 5 estrelas, e ainda 38 apart-hotéis, totalizando 90 estabelecimentos, apresentando um total de 7.945 unidades habitacionais (UH’s), sendo que, deste total, 2.738 são de padrão de 4 a 5 estrelas.
“Temos que pensar que, se Belo Horizonte receber um ou mais jogos da Copa, todo o Estado será beneficiado. Um grande volume de turistas estará aqui por um período aproximado de 15 a 20 dias e terá interesse em viajar por Minas. Temos uma rede hoteleira que atende a todos os tipos de públicos, desde os hotéis fazendas até os cinco estrelas. Além disso, a Copa do Mundo atrai grande número de eventos, que certamente, impulsionará o segmento de negócios no Estado”, explica Érica Drumond.
Rota internacional
A Secretaria de Estado de Turismo tem feito um grande trabalho para ligar Minas Gerais aos principais destinos internacionais emissores de turistas para o Brasil. A partir de fevereiro de 2008, a empresa TAP passará a oferecer cinco vôos semanais, sem escalas, ligando Belo Horizonte a Lisboa – Portugal. Até 2014, a expectativa é que outras rotas internacionais estejam funcionando.
De acordo com a secretária, o Governo de Minas está revitalizando e modernizando os aeroportos domésticos, facilitando o fluxo aéreo regional. “Em 2014, queremos que a capital mineira esteja ligada aos maiores centros emissores do turismo internacional e com vôos que possibilitem aos nossos visitantes conhecer os principais destinos turísticos do Estado”, conclui a secretária.
30 de Outubro de 2007
Fonte: Secretaria de Estado de Minas Gerais
http://www.turismo.mg.gov.br/noticias_copa2.php
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário