A Secretaria de Estado de Turismo, em parceria com a Polícia Civil de Minas Gerais, realiza o curso “Capacitação para Segurança Turística” na Estrada Real, envolvendo um grupo de 180 policiais civis do Estado, com o propósito de qualificar os participantes quanto ao atendimento aos turistas e, sobretudo, às comunidades das regiões turísticas. Os seis cursos serão realizados, respectivamente, nas cidades de Diamantina, Itabira, São João del Rei, Juiz de Fora, Ouro Preto e Belo Horizonte, nos meses de outubro, novembro e dezembro.
Para a secretária de Estado do Turismo, Érica Drumond, Minas Gerais dá mais um importante passo em relação à segurança, questão fundamental para o crescimento do turismo. “O projeto de qualificação dos órgãos de defesa do Estado – Polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros – vai trazer inúmeros benefícios para o turismo mineiro. Teremos, assim, policiais treinados para as demandas do setor. Mais um grande diferencial de Minas”, ressalta a secretária. Os cursos serão ministrados pelos professores da área de turismo da Unileste, de Coronel Fabriciano, que são orientados pela Academia de Policia Civil. No conteúdo, disciplinas como turismo e hospitalidade, técnicas de comunicação e qualidade de atendimento ao turista, educação ambiental, direito do turismo, planejamento em segurança turística e ação policial integrada.Turismo e segurança
O curso é uma das fases de um projeto maior, que começou a ser desenvolvido há dois anos. “Primeiro houve a implantação, em 2005, do Posto Integrado de Defesa Social em Diamantina, um projeto pioneiro no Estado. Lá funcionam as três instituições policiais (Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros), em conjunto com uma unidade da Secretaria Municipal de Turismo. O visitante e a população têm todos os serviços ligados à segurança pública e turismo à disposição em um só lugar”, explicou a Diretora de Modernização Institucional da Polícia Civil de Minas Gerais, Lúcia Paes.
Os recursos investidos para esta capacitação, no valor de R$ 150 mil, são do Projeto Estruturador Estrada Real, do Governo de Minas. O encerramento do curso ocorrerá no dia 7 de dezembro, em Belo Horizonte, com a participação da Secretaria de Estado do Turismo e do Instituto Estrada Real. Essa iniciativa faz parte do projeto de integração das instituições policiais para a segurança dos municípios que compõem a Estrada Real, sob a supervisão da Secretaria de Estado de Defesa Social.
19 de Outubro de 2007
Fonte: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais
http://www.turismo.mg.gov.br/noticias_seguranca2.php
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário